Destravar: o manual do primeiro passo imperfeito
Contra o perfeccionismo que paralisa, ou por que a versão 0,1 malfeita vale mais que a versão 1,0 imaginária.
Em algum canto do Brasil existe uma pasta chamada “projeto_final_agora_vai_versao_7”. Talvez esteja no seu computador. Talvez seja a autobiografia involuntária de uma geração que aprendeu a editar tudo, menos o medo de começar.
Existe um monumento invisível nas gavetas deste país: o acervo nacional das coisas não começadas. O livro que seria escrito, o curso que seria feito, a conversa que seria tida, a academia que seria frequentada, tudo em estado impecável de projeto, protegido da única ameaça capaz de estragá-lo: a realidade.
O vilão raramente é a preguiça; costuma ser o perfeccionismo, que é a preguiça de smoking. O perfeccionista não adia por desleixo, adia por excesso de respeito ao resultado. Como a versão imaginada é esplêndida, qualquer começo real parece uma traição. E assim o sujeito prefere a glória hipotética ao rascunho concreto, como quem recusa um jantar porque sonhou com um banquete.
O antídoto tem nome deselegante e eficácia comprovada: a versão 0,1. Não a obra, o esboço torto dela. Quer escrever? Escreva um parágrafo ruim hoje, de propósito ruim, com licença oficial para a ruindade. Quer correr? Calce o tênis e dê uma volta no quarteirão em ritmo de procissão. O objetivo do primeiro passo não é avançar; é provar ao cérebro que o chão existe.
Ajuda também a regra dos cinco minutos: comprometa-se com cinco, apenas cinco, com direito a desistir no sexto. O truque é que começar é a parte cara; continuar sai quase de graça. Nove em dez vezes, o sexto minuto chega e o sujeito já está dentro da tarefa, surpreso como quem entrou no mar reclamando e agora não quer sair.
E um ajuste fino de régua: abaixe a régua de entrada, nunca a de saída. Comece malfeito, termine bem-feito, a ordem dos fatores, aqui, salva o produto. O contrário do perfeccionismo não é o desleixo; é a humildade de quem aceita ser iniciante na frente de si mesmo. Destravar, no fim, é só isto: perdoar o primeiro passo por ele ser um primeiro passo.
É como esperar a casa ficar impecável para convidar um amigo: quando tudo estiver perfeito, talvez a amizade já tenha perdido a visita. Um começo incompleto não é certificado de mediocridade; pode ser o primeiro sinal de que a ideia aceitou conviver com a realidade.
A perfeição tem uma vantagem suspeita: enquanto a esperamos, ela nos dispensa de tentar. O primeiro passo imperfeito não merece aplauso por ser falho, mas por aceitar o risco de existir. Que pequeno trabalho você poderia apresentar hoje, mesmo sem estar pronto para impressionar ninguém? Às vezes o começo é simplesmente a coragem de perder o álibi.
Deixe seu comentário erudito