Museu da Língua Portuguesa: peregrinação obrigatória do erudito cômico
Dentro de uma estação de trem paulistana mora o único museu do mundo dedicado a um idioma, e o idioma, por sorte, é o nosso.
O Castelo Rá-Tim-Bum nos ensinou que uma porta podia esconder um universo. A língua portuguesa tem milhares dessas portas — só que a maior parte delas aparece disfarçada de palavra comum. “Saudade”, “cafuné”, “gambiarra”: cada uma carrega uma história de encontros que o dicionário, sozinho, não consegue abraçar.
Há uma ironia de fundação que o Duque aprecia: o museu da nossa língua funciona dentro da Estação da Luz, em São Paulo, um prédio construído para embarques e desembarques. Não haveria endereço melhor. A língua portuguesa é exatamente isso: uma estação por onde o latim chegou, o tupi embarcou, o iorubá desembarcou, o árabe deixou bagagem, e todo mundo saiu falando uma coisa nova sem pedir licença ao bilheteiro.
Quem espera vitrines com gramáticas empalhadas erra o endereço. O acervo aqui é imaterial e a museografia, luminosa: instalações onde as palavras escorrem por telões, uma galeria que conta de onde veio cada pedaço do nosso vocabulário, experiências sonoras com os sotaques do país inteiro. É um museu que se atravessa como quem atravessa uma conversa boa, saindo diferente do que entrou.
O momento alto, para este cronista, é descobrir a biografia das palavras comuns. Saber que “cafuné” e “caçula” chegaram da África, que “pererê” e metade do mapa do Brasil falam tupi, que “alface” e “almofada” atravessaram séculos de arabismo ibérico, é entender que ninguém fala português sozinho: fala-se acompanhado de todos os povos que o fizeram.
O prédio, convém lembrar, ardeu em 2015 e renasceu em 2021, destino adequado para um museu de língua: também as palavras pegam fogo, somem e voltam reformadas, como atesta o nosso Dicionário Saturnino. A visita rende meio dia bem vivido; recomenda-se sair pela estação, ouvir o anúncio dos trens e perceber que o museu, a rigor, continua lá fora.
Veredicto do Duque: peregrinação obrigatória para todo membro desta comunidade que pisar em São Paulo. Entra-se por curiosidade, sai-se com ciúme retroativo de não ter prestado atenção nas aulas de português. ❧
Imagine duas pessoas dizendo “pois não”. Uma oferece ajuda; a outra, com a entonação exata, comunica um desprezo digno de tese acadêmica. Não foi a gramática que mudou. Foi a vida que entrou na frase. Estudar a língua, no fim, é aprender a escutar as pessoas que a reinventam.
Ao sair do museu, experimente ouvir uma palavra comum como quem encontra um desconhecido antigo. De onde veio? Quem a trouxe? Quem tentou proibi-la? A língua não é um monumento imóvel à nossa pureza: é uma casa construída por gente que quase nunca recebeu crédito. Defendê-la talvez seja menos policiar seus visitantes e mais conhecer suas muitas portas.
Deixe seu comentário erudito